Conheça 3 empreendedores brasileiros de sucesso

Tempo de leitura: 8 minutos

Profissionais que chegam ao sucesso de forma inteligente são sempre fonte de inspiração a quem está ingressando no mercado. Para nós, empreendedores, poder contar com histórias de erros e acertos é uma forma de se preparar para a jornada que é tocar o próprio negócio.

Separamos na lista abaixo 3 histórias de empreendedores brasileiros que alcançaram sucesso e hoje têm suas marcas reconhecidas nacional e internacionalmente, o que diga-se de passagem - Não é para qualquer um.

 

Abílio Diniz – Grupo Pão de Açúcar

Quando se fala em empreendedores de sucesso no Brasil, com certeza o nome Abílio Diniz é um dos primeiros a ser citado. Quem propôs a abertura de um supermercado, entretanto, foi seu pai. Em 1968, a rede já tinha 40 lojas e mais de mil funcionários. Apesar de todo o sucesso, o caminho também trouxe problemas, obrigando o presidente do grupo a promover uma reestruturação na administração do negócio em meados dos aos 90.

Uma famosa frase deste empreendedor é referência para grandes profissionais que desejam trilhar também o caminho de trabalho sério voltado a entregar mais valor para sociedade e construir realmente um patrimônio, não só de riquezas, mas de princípios – “A vida de boa qualidade exige mais determinação e disciplina do que qualquer outra escolha do ser humano.“.

Desde cedo, jovem esportista, usou sua paixão como forma de desenvolver seu lado empreendedor com muita estratégia e foco, equilíbrio e evolução pessoal. Atuando como goleiro nos jogos de futebol no bairro Paraíso, local onde morou durante sua infância, ou então na Várzea do Glicério, local próximo a uma das primeiras padarias do seu pai. Como todo bom esportista as habilidades de liderança e estratégia ficam evidentes e Abílio deixa sempre claro que realmente isto fez a diferença. Mas não foi só o Futebol que lhe deu inspiração para os negócios, também nas lutas ele aprendeu características importantes do empreendedor – resistência, personalidade, respeito, análise, entre outras. Foi do Futebol, boxe, Judô, Capoeira e musculação, revestindo o corpo e a mente de força, habilidade e resistência. O que o faz ser um dos empreendedores nacionais que mais levanta a bandeira do Esporte como elemento transformador para o ser humano.

Abílio abriu mão dos sonhos de se pós-graduar em uma Universidade americana assim que seu pai lhe propôs abrir o primeiro SuperMercado da família. Em 1959 o lado empreendedor falando mais alto deu luz a este projeto que até hoje é um dos grandes grupos empreendedores do país.

A força e inteligência deste empreendedor o levou a lugares de destaque, sendo desde esporte (campeão em diversas modalidades esportivas profissionais) até a política, sendo por dez anos membro do Conselho Monetário Nacional, onde contribuiu na busca de soluções para situações da economia brasileira.

Mas como tudo não é um mar de rosas na vida de qualquer empreendedor, Abílio passou por poucas e boas também… Percebeu não ser intocável quando em 89 foi sequestrado e passou dias de cativeiro, além de aprender que em todo negócio risco é algo real, em 90 o Pão de Açúcar se viu à beira da falência. Mas é nestes momentos que o verdadeiro empreendedor vem à luz, não foi diferente com esta grande figura nacional, mudando um pouco sua personalidade competitiva e até então bastante agressiva para algo mais tolerante e perceptivo, disto a percepção de soluções para os problemas do empreendimento vieram com mais clareza e,  portanto, a virada nesta história que tendia ao fracasso. A grande expansão veio com a sociedade com o grupo francês Casino, com a compra da rede Ponto Frio e recentemente, 2010, com a associação com as Casas Bahia, outro gigante nacional.

Atualmente (2013) o empresário está afrente do Conselho de Administração da BRF, depois de deixar a presidência do Conselho de Administração do Grupo Pão de Açúcar. Realizado, pode hoje desenvolver atividades cada vez mais voltadas para sua vida familiar, sua paixão pelos esportes e a inspirar novos empreendedores sobre liderança, empreendedorismo e qualidade de vida – Suas grandes contribuições para os jovens empreendedores brasileiros.

 

Luiz Seabra – Natura

Uma das empresas mais conhecidas do país começou pequena, na Rua Oscar Freire. Com a entrada de sócios, a Natura foi ganhando forma e uma fatia do mercado de cosméticos. Sua inovação no trato com os consumidores e com os vendedores formou uma característica própria da marca. Hoje é reconhecida pelo seu projeto de sustentabilidade e práticas ecologicamente corretas.

Com uma carreira fora do comum, com rápido crescimento por onde passava, tendo começado aos 15 anos sendo calculista de custo indireto na gráfica onde seu pai trabalhava, passou então a ser trainee no departamento pessoal da Remington e em pouco tempo, aos 19 anos, já era chefe, aos 21 tornou-se superintendente. Se isso não é um crescimento incrivelmente rápido, então é pelo menos louvável.

Ao sair da Remington, Luiz Seabra foi trabalhar em um pequeno laboratório de cosméticos, onde surgiu a sua paixão pela área. Como todo empreendedor, Luiz Seabra percebeu uma oportunidade e se juntou a um dos herdeiros deste Laboratório para fundar, em 1969, o que hoje é a Natura. Começando seu projeto com um capital equivalente ao valor de um carro popular, passando dificuldades nos primeiros anos lutando para pagar as contas do empreendimento, assim como qualquer outro projeto empreendedor que nasce praticamente do zero. Só em 1975 é que os resultados começaram a aparecer e com isto a fé empreendedora de que estavam no caminho certo.

A Natura é hoje uma marca muito representativa e exemplo de competência em sua clara comunicação e estratégia. Hoje, reconhecida pela sua capacidade de humanizar processos, de estar sempre ligada a sustentabilidade e principalmente a capacidade estratégica de manter pessoas apaixonadas pela marca e seus produtos, faz da Natura uma das maiores empresas nacionais e uma das poucas capazes de unir comunicação de qualidade com transparência.

Luiz Seabra, em todas as entrevistas que fez, mostrou-se alguém apaixonado pelo que faz, e dá o conselho – “Seja apaixonado pelo que faz, faça com paixão!

 

Robinson Shiba – China in Box

Apesar de ter tido a ideia pioneira de comida chinesa para entrega, Robinson Shiba é, de formação, odontologista. Hoje, junto de seu pai, administra a marca que é conhecida por todos os brasileiros. Seu pai, inclusive, foi um dos poucos a acreditar na ideia do filho, não muito bem recebida no começo pela família.

Foi entre lavar pratos e entregar pizzas nos Estados Unidos que o empreendedor brasileiro, Robinson Shiba, encontrou uma verdadeira mina de ouro. Misturando ingredientes importantes como criatividade, inovação, qualidade e empenho/foco, ele trouxe à vida a China in Box, empresa hoje reconhecida mundialmente e com modelo de negócios copiado por diversas outras empresas.

Hoje a China in Box é a maior rede de Fast Food chinesa do Brasil, com mais de 150 lojas espalhadas por todo território nacional.

Mas para isso acontecer a capacidade de percepção de Robinson Shiba foi o seu diferencial, enquanto trabalhava nos Estados Unidos ele se dedicou a aprender todos os procedimentos que achou interessante, desde a administração de cozinha, processos de entrega, produção e tudo o que estava relacionado ao projeto que ele modelava em sua mente. Após isso o que ele precisava fazer era colocar em prática com melhorias dos processos que ele percebeu falhas. Aproveitando então de uma necessidade do mercado, comida chinesa, fez do China in Box esse grande sucesso.

Mas se engana que isso foi do dia para noite, Robinson Shiba, demorou 4 anos após retornar ao Brasil para realizar efetivamente o seu modelo de negócios. Ele optou por aguardar e analisar ainda mais suas possibilidades, melhorar ideias e levantar capital.

Esse é outro modelo de inspiração para empreendedores, é bom estudar essa história a fundo.

 

Inspire-se

Se você sonha em empreender ou já está empreendendo é importante manter seu desejo por aprender cada vez mais e se inspirar cada vez mais com empreendedores que chegaram onde você deseja chegar. Uma das características mais importantes do empreendedor é saber aprender com seus mestres, com pessoas que lhe inspiram, absorver o melhor de cada história e aplicar de forma prática em suas vidas, projetos e com isso fazer sua própria história de sucesso – Inspire-se com eles, vá fundo em suas histórias, aprenda cada vez mais!

Sobre Administração

O EmpíricaSpecialists é um portal de conteúdo e de treinamento em novos modelos de negócios (Startup), Marketing Digital e Gestão de projetos. Conteúdos grátis sobre os diversos temas como, por exemplo: Social Media, e-Commerce, Analytics, Usabilidade, Startups, Tecnologia, Inovação e entre outros assuntos.
Além de cursos inovadores sobre Modelagem de Negócios, Startups Empreendedorismo digital, Marketing Digital, Social Media e outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>